Menu Fechar

Nôs Sabor x Casas Morabeza | Não há barreiras para o amor na casa da Juju

“Comida também é cultura” é a premissa do projeto Casas Morabeza que tem como objetivo abrir as portas aos que vêm conhecer Cabo Verde, para oferecer uma experiência singular no que toca à gastronomia do nosso país. Este mês abriram as portas a Nôs Sabor e não podíamos ter sido mais bem recebidos.

Todos concordamos que, para quem vem de fora, a gastronomia é uma das principais coisas que reflete a cultura de um país ou região, e uma das primeiras coisas que qualquer turista anseia explorar. E se essa comida for cozinhada por quem é nativo, no conforto da sua casa? Parece uma boa ideia, não é? Pois é, a Dona Joana abriu-nos a porta da sua casa para sentirmos na pele um pouco dessa experiência e dar a conhecer esta forma de abraçar quem vem para Cabo Verde.

Mas quem é a Dona Joana?

A Dona Joana é a anfitriã da Casa da Juju – uma das casas parceiras do projeto Casas Morabeza -, ou melhor, “uma mulher do interior da Ilha de Santiago, que nasceu com uma deficiência motora, mas que soube criar o seu espaço no mundo, enfrentando todas as barreiras possíveis. Mãe solteira, funcionária de um banco comercial no país, ativista social e uma impulsionadora da valorização da cultura cabo-verdiana.” É assim que a própria se apresenta.

 

Ainda pioneira na jornada deste projeto, o que a levou a fazer parte dele e abrir não só as portas da sua casa, mas também o seu sorriso contagiante e os braços calorosos como os de uma mãe, foi a oportunidade de partilhar com pessoas de outras partes do mundo a sua paixão por cozinhar. Além disso, confessou-nos que é uma forma de ela própria viajar por vários países, sem sair de casa.

 

 

Na casa da Juju, o segredo para uma boa refeição é uma refeição equilibrada, onde não pode faltar o ingrediente fundamental: a morabeza. É assim que a sua alma sorri pela casa inteira e nos recebe com uma cachupa de chorar por mais, acompanhada com um copo cheio de Nôs Sabor.

São servidos?