Menu Fechar

Nôs Sabor x Luiz Berticelli | Cabo Verde é um pequeno país, mas um grande lugar para se viver

Tal como referimos no último artigo, este mês Nôs Sabor traz uma visão diferente do nosso Cabo Verde: uma visão de quem vem de fora para ficar cá. Queremos saber de que forma é que abraçaram a nossa terra, para que façam parte de nós.

Hoje vamos debruçar-nos sobre as palavras de Luiz Berticelli. Com um nome que soa a italiano, este brasileiro veio morar para Cabo Verde, onde conheceu a sua mulher, acabando por “adotar” o nosso país como sua terra. Claramente um homem do mundo, que se autointitula de hiking addict (viciado em caminhadas), a paixão do Luiz por Cabo Verde é visível nas fotografias que partilha no seu Instagram (@luizberticelli) e nas palavras que trocámos sobre como é fazer parte de Cabo Verde.

NS: Porquê Cabo Verde?

Luiz: Pelas dunas de areia branca indo de encontro ao azul do mar da Boa Vista; pelas montanhas acima das nuvens e pelos fundos vales cheios de vida e alimento em Santo Antão e Santiago; pela beleza sem maquilhagem, crua e inexplorada do Maio; pela pulsação e movimento frenético do mundo a acontecer a todo o momento no Sal; pela cultura e pela arte transbordando em todas as ruas e vielas de São Vicente; pela imponência e majestade do vulcão do Fogo desafiando todo e qualquer incauto aventureiro; pelas ilhas que ainda me falta explorar; pelo lugar mais pequeno e com a cultura e culinária mais rica e diversa que já conheci e, enfim, pelo sorriso da mulher que conquistou o meu coração… por isso tudo, escolhi Cabo Verde.

 

NS: O que melhor caracteriza Cabo Verde?

Luiz: Eu acho que não há melhor palavra para descrever Cabo Verde do que uma que o próprio cabo-verdiano criou para si: a morabeza. Essa maneira de ser, essa hospitalidade, essa forma de fazer alguém sentir-se em casa, sentir-se bem-vindo. Esse sentimento, essa energia, essa força está lá, na música, nas conversas, nas histórias… a morabeza não existe sem Cabo Verde e Cabo Verde não existe sem a morabeza.

 

 

NS: Como é viver em Cabo Verde?

Luiz: Para mim, um amante da natureza, das paisagens, da cultura e da história, viver em Cabo Verde é sem dúvida uma experiência fantástica e enriquecedora. Aqui pode-se encontrar os cenários mais diversos e surreais do mundo em poucos quilómetros de terra, pode-se ouvir boa música em todas as esquinas e pode-se comer uma boa Katxupa em todos os lugares. Enfim, Cabo Verde é um pequeno país, mas um grande lugar para se viver.

Que lindas palavras e que olhar atento sobre o nosso Cabo Verde. E não é que todos concordamos com o Luiz? Ele ainda nos confessou que se rendeu aos nossos “ingredientes frescos, legumes, salada, muito peixe e sumo de fruta para acompanhar”. São estes os impactos que a nossa cultura gastronómica teve num amante de fast food. Uma gastronomia rica, repleta de sabores da nossa terra e que nos contam, através do prato e da mesa onde nos juntamos, que somos Cabo Verde. Incrível, não é?