Menu Fechar

Nôs Sabor x Casas Morabeza | O Sabor da Amizade da Caza Kriolu

“Comida também é cultura” é a premissa do projeto Casas Morabeza que tem como objetivo abrir as portas aos que vêm conhecer Cabo Verde, para oferecer uma experiência singular no que toca à gastronomia do nosso país.

Hoje, Nôs Sabor entrou na casa do Edmilson, a Caza Kriolu, “um simples cidadão do interior, que cresceu na cidade da Praia, que ama cultura, é amigo de todos e gosta muito de fazer amizades. Ama aprender com os outros e partilhar tudo o que há de positivo na vida: amar, sorrir, dançar, brincar, comer, cantar…”. 

Tal como a Dona Joana, a anfitriã que pode (e deve) conhecer no último artigo, o Edmilson é pioneiro no projeto Casas Morabeza e confessa-nos ter todo o orgulho em fazer parte de um projeto que visa trazer a cultura e os costumes de Cabo Verde. Aliado a isso, tem o prazer de oferecer aos convidados aquilo que nunca irão encontrar num guia turístico: “ver e conviver com a realidade e verdade do país”, conhecer

“os nossos produtos e o sabor do peixe do nosso mar. A forma tradicional de preparar a lenha e as festas juninas quando tem panelas na rua, mesa à sombra da árvore e as brincadeiras que acontecem durante as preparações. Resumindo, amor na panela para poder atingir o coração e o interior das pessoas.” 

A alegria e o gosto com que Edmilson prepara os seus pratos é contagiante e sente-se em cada garfada. Mas não foi só isso que sentimos quando provámos a sua feijoada verdadeiramente cabo-verdiana. Tinha um sabor especial e o anfitrião conta-nos porquê: “ainda cresci na época em que todos os dias às 13h, era obrigatório e sagrado ter cachupa ao lume. Eu era responsável por todo o processo, desde apanhar a lenha até tudo estar pronto. Era a única forma de a minha mãe ter um almoço no dia seguinte bem preparado, refogado com cebola e ainda quente à hora do almoço. Eu era o chefe da casa na ausência dela. Tive que aprender a “colocar a mão na massa”, porque cuidava dos meus irmãos.”


Em cada garfada, acompanhada por Nôs Sabor, deu para sentir o calor e o pulsar de Cabo Verde. A sua dedicação é visível, do início ao fim da refeição. Ainda nos contou, baixinho, os segredos para os seus sabores infalíveis: “ouvir a voz dos mais experientes (avós e mãe), ser curioso para perceber os gostos de uma nova forma, fazer com amor, sorrir com os elogios dos que gostaram e corrigir com os que deram opinião ou não gostaram”. 

Depois de tudo o que Edmilson nos disse enquanto servia a sua feijoada plena de sabores tradicionais, deu para perceber que a Caza Kriolu enche a alma de qualquer visitante com alegria.

Ah, e não se esqueçam de encher um copo de Nôs Sabor, para uma experiência totalmente cabo-verdiana!

Se deseja saber mais sobre este projeto e provar tudo o que Cabo Verde tem para oferecer em termos de gastronomia, tem as portas abertas na Casas Morabeza.